A Usina Hidrelétrica de Itaipu (em espanhol: Itaipú, em guarani: Itaipu) é uma usina hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, no qual tanto o Brasil quanto o Paraguai eram governados por ditaduras militares.
Esse ônibus circula pela Hidrelétrica como ela é muito grande necessita de um ônibus para locomover funcionários e visitantes cheguei em cima da hora de fechar era a ultima visita acabei não vendo o clipe que eles passam antes do pessoal entrar
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6731 - Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu - PR

OnibusOnibus

A barragem é a maior unidade operacional hidrelétrica em termos de geração de energia anual, gerando 91,6 TWh em 2009, enquanto a geração de energia anual da Barragem das Três Gargantas, na China, foi de 79,4 TWh em 2009.3 Com seu lago perfazendo uma área de 1 350 quilômetros quadrados, indo de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 quilômetros ao norte, além de suas vinte unidades geradoras de setecentos megawatts cada, Itaipu tem uma potência de geração de 14 000 megawatts.

ita1ita1

A primeira foto a esquerda das arvores todo funcionário ao completar 15 anos de carreira recebe a honra de plantar uma arvore e tem seu nome registrado junto a ela.
Inauguração: 1984    --  Área: 1.350 km²
É um empreendimento binacional administrada por Brasil e Paraguai no rio Paraná na seção de fronteira entre os dois países.
Nunca imaginei que entraria nessa megaconstrução
ita3ita3
 À época, quando os três países eram governados por ditaduras militares, havia o temor que o Brasil em um eventual conflito com a Argentina, abrisse completamente as comportas de Itaipu, aumentando os níveis de água do Rio da Prata e inundando a cidade de Buenos Aires.
 
Entretanto, caso houvesse o rompimento da represa de Itaipú, na verdade boa parte da água seria absorvida pela profunda calha do Rio Paraná poucos quilômetros depois da barragem e a Argentina está protegida pela represa da Usina de Yacyretá, localizada 400km abaixo de Itaipú.
 
ita4ita4
Segunda foto é o boneco metalico que fica na entrada ,terceira foto o Rio abaixo da barragem
Devido a uma cláusula do tratado assinado entre Brasil, Paraguai e Argentina, o número máximo de unidades geradoras autorizadas a operar simultaneamente não pode ultrapassar 18 .
A potência nominal de cada unidade geradora (turbina e gerador) é de 700 MW. No entanto, porque diferença entre o nível do reservatório e o nível do rio ao pé da barragem que ocorre realmente é maior do que a projetada, a energia disponível for superior a 750 MW por meia hora para cada gerador.
Para comparação, toda a água das Cataratas do Iguaçu teria capacidade para alimentar somente dois geradores.
Altura: 196 metros
ita5ita5
  •  Primeira foto um transformador gigante tamanho de um prédio.(subestação)
  • Segunda foto em cima da barragem altura 196 metros.
  • Terceira foto prédio da administração com o transformador gigante.
A Itaipu produz uma média de 90 milhões de megawatts-hora (MWh) por ano. Com o aumento da capacidade e em condições favoráveis do rio Paraná
(chuvas em níveis normais em toda a bacia) a geração poderá chegar a 100 milhões de MWh.
itaipu6itaipu6
  • Primeira foto acima esses postes são os registros para desligar a água que desce para turbina é necessario um guindastre para rodar os registro gigante.
  • Segunda foto acima o ônibus que circula pela Usina

O comprimento total da barragem é 7.919 metros.

itaipu8itaipu8

Primeira foto acima as linhas de transmissão

  • 4 linhas de transmissão de 500 kV transmitem toda a energia do setor de 60 Hz, com 8 km de extensão. A subestação de Foz do Iguaçu eleva a tensão para 750 kV.
  • 2 linhas de transmissão de 500 kV, 2 km.
  • 2 linhas de transmissão de 500 kV, 9 km. Transmite a revenda do Paraguai para o Brasil.
  • 2 linhas de transmissão de 500 kV, 11 km. Transmite diretamente parte do setor de 50 Hz para o Brasil.
 Ultima foto acima a direita o vertedouro quando o reservatório está muito cheio ele é aberto para dar vazagem ao axcesso de água.
O vertedouro tem a função descarregar toda a água não utilizada para geração. A capacidade máxima de descarga do vertedouro é de 62,2 mil m³/s, 40 vezes superior à vazão média das Cataratas do Iguaçu.
ita7ita7
 Existem 20 unidades geradoras, sendo dez na frequência da rede elétrica paraguaia (50 Hz) e dez na frequência da rede elétrica brasileira (60 Hz).
A vazão de duas turbinas de Itaipu (700 metros cúbicos de água por segundo cada), corresponde a toda a vazão média das Cataratas.
A grandiosidade da usina contribui para que Foz do Iguaçu seja conhecida no mundo inteiro como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil.
 
ita9ita9
20 Condutos forçados - Comprimento desenvolvido     142,2 metros.
Descarga nominal     690 (m³/s)
A água desce por ele ate chegar na turbina do gerador.
Itaipu produz energia elétrica com base na energia hidráulica, ou seja, pelo aproveitamento da energia potencial gravitacional da água contida em uma represa elevada.
Esta energia está presente na natureza e pode ser aproveitada em quedas d’água.
Desde que foi aberta à visitação, Itaipu já recebeu mais de 16 milhões de visitantes.
ita10ita10
 

A implantação de uma usina hidrelétrica em um rio prevê a construção de uma barragem para represá-lo, formando um lago artificial que pode ter duas funções: acumular água para quando houver diminuição de vazão no rio e prover um desnível para a queda da água (aumento da energia potencial).

Na Itaipu, a barragem serve principalmente para produzir o desnível necessário para o acionamento das turbinas.

ita11ita11

 A foto acima a direita é sala de controle no painel eles sabem quanto cada cidade está consumindo.
operadores da usina informações detalhadas e automáticas de forma centralizada (disponíveis em mais de 1,5 mil painéis nas diversas galerias ao longo da usina) e organizadas em tempo real sobre as condições elétricas e hidráulicas dos equipamentos e das instalações.
 
Funciona 24 horas por dia, em regime de turno de revezamento de 6 horas, com uma equipe binacional.
ita12ita12
 
 Abaixo as turbinas do gerador
A Itaipu tem 20 unidades geradoras.
Cada uma tem capacidade de 700 megawatts (MW), potência suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Juntas, as 20 unidades geradoras somam 14 mil MW.
Para se ter idéia da potência da Itaipu, 12 de suas unidades seriam capazes de fornecer toda a energia consumida nos três Estados do Sul do Brasil. Sete unidades atenderiam toda a demanda do Estado do Rio de Janeiro.
ita13ita13

Cada unidade geradora é composta por um gerador, uma turbina e seus auxiliares. A turbina é formada por uma série de pás ligadas a um eixo acoplado ao gerador.

A roda da primeira turbina, com 300 toneladas, saiu de São Paulo em 4 de dezembro de 1981 e chegou ao canteiro de obras em 3 de março de 1982.

A pressão da água que entra na turbina, por meio do conduto forçado, produz um movimento giratório do eixo, o qual, por meio de um campo magnético induzido dentro do gerador, gera eletricidade.

1414

O rio antes da Hidrelétrica ser construida nos anos 70 ,localizada num trecho de fronteira do Rio Paraná, a usina hidrelétrica de Itaipu começou a ser pensada ainda na década de 1960, quando foram assinados os primeiros acordos de cooperação entre Brasil e Paraguai.

ita15ita15

 Nessa sala foto acima embaixo dos tampões fica os geradores estou dentro da barragem.

ita16ita16

A pressão da água que entra na turbina, por meio do conduto forçado, produz um movimento giratório do eixo (primeira foto esquerda), o qual, por meio de um campo magnético induzido dentro do gerador, gera eletricidade.

 1717

Já estava escurecendo

Assim termina minha visita a essa mega construção Hidrelétrica ITAIPU

comments